Um projeto que está sendo desenvolvido por alunos do 2º ano do curso de Informática do IFBA - Campus Santo Amaro, e tem como objetivo discutir o Romantismo no Brasil.

domingo, 15 de novembro de 2015

Aspectos da Poesia Romântica no Brasil

Aspectos da poesia romântica no Brasil


Os escritores românticos tinham como principal projeto reescrever ou criar uma nova historia para o Brasil. Com isso teve a necessidade de afirmar uma cultura brasileira própria, que fosse independente da portuguesa. Os escritores sentia que o Brasil precisava de uma arte renovada, que escapasse dos padrões clássicos de literatura e propor novos modelos de escrita literária.  Com intuito de concretizar este projeto, se teve um esforço da intelectualidade do período para construir uma identidade brasileira que se afirmar ideologicamente a independência política por meio da literatura. Então os escritores não poderiam recorrer aos mesmos parâmetros europeus, se deveriam cortar as ligações com a antiga metrópole. O romantismo fez com que alguns aspectos fossem vistos de outra forma, por exemplo, a figura indígena que passou a ser ideologicamente reconstruída, sendo que passou a ser quase um herdeiro dos valores cavalheiro medieval europeu, sendo o ancestral valorizado, modelo de coragem, entre outros. Porem a imagem do negro e afrodescendentes não era abordada pelo fato de estar associada a escravidão e não queria vincular o país a esta imagem, somente a partir do século XX que foi abordado através dos poetas, como Luis Camões e Castro Alves. No período do século XIX o Brasil contou com uma literatura regular, onde se produzida um grande numero de escritores e circulava nas imprensas publica e privada, mesmo que fosse com um numero ainda pequeno de leitores. Já se era possível encontrar no século XIX três elementos fundamentais para o funcionamento de um sistema literário: o escritor, a obra e o publico. Se afirma que durante o período de 1808 e 1836 foi o período de preparação do romantismo. As ideias românticas, como as que se referia a nacionalidade, estavam em gestação. O romantismo acabou ficando dividido em três gerações que são:
•    Primeira geração: focada na valorização da pátria pelas imagens da natureza e do indígena, transformando em herói.

•    Segunda geração: foi bastante influenciada pelo Lord Byron e privilegiou temas como as relações entre amor e morte, o tédio, a depressão.

•    Terceira geração: Tratou do amor, porem voltado para a atuação política mais direta, lutando contra a escravidão e se posicionando politicamente a favor da liberdade.   



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário