Um projeto que está sendo desenvolvido por alunos do 2º ano do curso de Informática do IFBA - Campus Santo Amaro, e tem como objetivo discutir o Romantismo no Brasil.


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

5 dias e uma tarde - Em Breve mais informações


Em Breve mais informações...

- Jell Nery

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Diário de Bordo do Jovem Romance

Clique para baixar o nosso diário de bordo e veja passo a passo de como foi a construção do nosso blog.


Muito obrigado por tudo!!!

 

Indicação literária romântica brasileira - Álvares de Azevedo

Os escritores da fase ultrarromântica no Brasil, retratavam os temas amorosos levados ao extremo e as poesias são marcadas por um profundo pessimismo, valorização da morte, tristeza e uma visão decadente da vida e da sociedade, onde muitos poetas viam na morte uma solução para todos os problemas. Coincidências à parte, muitos escritores deste período morreram ainda jovens e hoje, iremos destacar um dos mais renomados durante esse período: Álvares de Azevedo (1831-1852).

Álvares de Azevedo, autor da Lira dos Vinte Anos, é um dos representantes do ultrarromantismo, caracterizado pela poesia egocêntrica, sentimental, pessimista e que traz a marca de uma adolescência tão dilacerada e conflituosa que acaba por representar a experiência mais pungente do Romantismo brasileiro, tanto do ponto de vista pessoal quanto do ponto de vista poético. 


Lira dos Vinte Anos é o trabalho mais conhecido de Álvares de Azevedo. A obra contém, na primeira parte, um prefácio geral e uma dedicatória à mãe do poeta. São 33 poemas, que vão de No Mar até Lembrança de Morrer.
A segunda parte é formada por 19 poemas, além de um elucidativo prefácio que abre a seção. Os poemas começam por Um Cadáver de Poeta e vão até Minha Desgraça, incluindo a série spleen (um sentimento intenso de melancolia, de desagrado com a vida, de crença na morte como a solução definitiva para os problemas).
A terceira parte, por sua vez, contém textos que vão de Meu Desejo à Página Rota e está tematicamente ligada à primeira.

Como Nascemos - Video

Ai está galera um vídeo para descontrair e contar um pouco de forma divertida a nossa trajetória até aqui.




domingo, 15 de novembro de 2015

Teatro Brasileiro

Olá galerinha romântica, estamos aqui para explicar um pouco sobre como era o teatro brasileiro, espero que aproveitem este momento de aprendizagem. Bom, o teatro brasileiro antes da chegada da chegada da coroa portuguesa não se tinham muitos espaços destinado para ele, costumava ser representações amadoras, como encenações na rua, em ambientes improvisados. Precisava-se de uma estrutura que viabilizasse as exibições teatrais, porem esta estrutura precisava de companhias de teatro, um publico que sustentasse os gastos da encenação que contava com vários profissionais para a realização. Só que o século XIX foi fundamental e favorável para que o teatro brasileiro saísse do panorama amador, isso ocorreu pelo fato do publico urbano ter se habituado a frequentar teatros. Temos vários autores que escreveram peças, como os poetas Castro Alves e Gonçalves Dias, o romancista José de Alencar. Porem o grande nome do teatro brasileiro foi Martins Pena, que estabeleceu um novo parâmetro para o teatro brasileiro, onde as comedias retratavam o dia a dia e era de agrado ao publico, sendo que gostavam de situações e personagens que identificava em seu cotidiano. Então é isso galerinha, o próximo post sobre teatro será falando sobre Martins Pena.


Martins Pena

Como prometido falaremos um pouco de Martins Pena, mostrando o papel dele no teatro brasileiro. Luis Carlos Martins Pena nasceu no Rio de Janeiro, em 1815. Perdeu os pais muito novo, onde teve que viver com tutores. Focou nas belas artes, sendo que tentou iniciou estudando comercio. É considerado o introdutor da comedia de costumes, que era o gênero teatral que ridicularizava os modos, costumes e ate as aparências de um grupo social. Escreveu algumas obras como O juiz de paz na roça (1838), O noviço (1845) e os dous ou o inglês maquinista (1845). O teatro de Martins Pena é todo romântico, apesar dele apresentar uma abordagem realista de cenas cotidianas da vida. Sendo um teatro menos propenso à fantasia, mas apresenta características do romantismo, por exemplo, o aproveitamento da cultura popular na construção do humor. Foi um texto curto, mas que buscamos retratar um pouco da vida e contribuição de Martins Pena.

Aspectos da Poesia Romântica no Brasil

Aspectos da poesia romântica no Brasil


Os escritores românticos tinham como principal projeto reescrever ou criar uma nova historia para o Brasil. Com isso teve a necessidade de afirmar uma cultura brasileira própria, que fosse independente da portuguesa. Os escritores sentia que o Brasil precisava de uma arte renovada, que escapasse dos padrões clássicos de literatura e propor novos modelos de escrita literária.  Com intuito de concretizar este projeto, se teve um esforço da intelectualidade do período para construir uma identidade brasileira que se afirmar ideologicamente a independência política por meio da literatura. Então os escritores não poderiam recorrer aos mesmos parâmetros europeus, se deveriam cortar as ligações com a antiga metrópole. O romantismo fez com que alguns aspectos fossem vistos de outra forma, por exemplo, a figura indígena que passou a ser ideologicamente reconstruída, sendo que passou a ser quase um herdeiro dos valores cavalheiro medieval europeu, sendo o ancestral valorizado, modelo de coragem, entre outros. Porem a imagem do negro e afrodescendentes não era abordada pelo fato de estar associada a escravidão e não queria vincular o país a esta imagem, somente a partir do século XX que foi abordado através dos poetas, como Luis Camões e Castro Alves. No período do século XIX o Brasil contou com uma literatura regular, onde se produzida um grande numero de escritores e circulava nas imprensas publica e privada, mesmo que fosse com um numero ainda pequeno de leitores. Já se era possível encontrar no século XIX três elementos fundamentais para o funcionamento de um sistema literário: o escritor, a obra e o publico. Se afirma que durante o período de 1808 e 1836 foi o período de preparação do romantismo. As ideias românticas, como as que se referia a nacionalidade, estavam em gestação. O romantismo acabou ficando dividido em três gerações que são:
•    Primeira geração: focada na valorização da pátria pelas imagens da natureza e do indígena, transformando em herói.

•    Segunda geração: foi bastante influenciada pelo Lord Byron e privilegiou temas como as relações entre amor e morte, o tédio, a depressão.

•    Terceira geração: Tratou do amor, porem voltado para a atuação política mais direta, lutando contra a escravidão e se posicionando politicamente a favor da liberdade.   


Postagens mais antigas → Página inicial