Como prometido no nosso último post (para quem ainda não viu, é só clicar aqui: Jovem, como surgiu o Romantismo?), iremos enfatizar alguns dos principais aspectos do Romantismo, para entendermos melhor esse
Sem mais delongas, vamos ao que interessa! ;)
Podemos pensar que, ao contrário do Iluminismo (é só clicar para saber um pouco mais sobre essa corrente filosófica), onde havia grande valorização da ciência e da racionalidade crítica; no Romantismo, por sua vez, havia a predominância dos sentimentos, da emoção, da fantasia...Talvez, por isso, podemos entender que o Romantismo fora um movimento contrário ao Iluminismo - em certos pontos, claro.
Além do sentimentos guiar o ser romântico, podemos dizer que o sentimento nacionalista também é uma das características marcantes na literatura romântica. 'Estar preso' aos antigos valores (como por exemplo, a honra nas palavras, nas promessas), ou seja, 'retornar' ao passado histórico na nação em que vivia (percebemos então, que a ideia de nacionalidade estava cada vez mais enraizada desde a idade Média), mostra claramente a inconformação com a atual sociedade, transformada pelo capitalismo. Vale ressaltar que, a partir daí surgem os chamados romances históricos, a exemplo de Ivanhoé e Os três mosquiteiros (dos quais falaremos mais adiante, em uma outra seção).
O escritor romântico não se conformava com atual sociedade, onde tudo era medido a partir de moedas, onde as pessoas já não tinham mais tempo umas para as outras e nem para si mesmo, mas somente para o trabalho.
A melancolia e a nostalgia faziam-se presente nos autores românticos, que desejam fugir da vida urbana e se refugir na natureza.
Nas obras românticas, o estado de ânimo dos personagens têm uma ligação direta com a natureza, ou seja, se o personagem estivesse triste, por exemplo, o céu torna-se nublado ou chuvoso, os ventos sopram mais frios, etc. Entretanto, se este encontra-se feliz, o sol parece brilhar mais forte, os pássaros cantam com mais fervor, as flores tornam-se mais coloridas. Em sua maioria, o que definia o estado de ânimo do personagem era sua situação com a amada (que era sempre vista como superior às outras, a mulher perfeita, um ser puro e divino), ou seja, se o amor que sente por ela fora correspondido, se era somente uma ilusão ou uma utopia.
Podemos resumir então os aspectos do Romantismo nos seguintes tópicos (para entender um pouco melhor sobre cada um desses tópicos abaixo, é só clicar aqui):
- * Liberdade de criação - ou seja, o autor romântico era livre para criar suas obras;
- * Sentimentalismo;
- * Idealização da mulher;
- * Nacionalismo;
- * Escapismo - desejo de voltar aos antigos valores e a uma sociedade bucólica;
- * Pessimismo e crítica social - o escritor romântico não se conformava com a sociedade urbana.
Então é isso, pessoal. Por enquanto ficaremos por aqui. Esperamos que tenha gostado. Se sim, comente aqui embaixo; se não... comente também! Queremos ouvir suas opiniões.
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco ;)
"Até mais, e obrigado pelos peixes!"
(Ops, filme errado).
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco ;)
"Até mais, e obrigado pelos peixes!"
(Ops, filme errado).
Opa! Mais uma vez as nossas referências:
- SILVA, Marina Cabral Da. "Características do Romantismo"; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/literatura/caracteristicas-romantismo.htm>. Acesso em 07 de novembro de 2015.
- ALVES, Roberta Hernandes. MARTIN, Vima Lia. Língua Portuguesa. Curitiba: Positivo, 2013. v.2: il.
- SOUZA, Elaine Brito. Romantismo - Primeira Geração. Disponível em: <http://educacao.globo.com/literatura/assunto/movimentos-literarios/romantismo-primeira-geracao.html>. Acesso em: 05 de novembro de 2015.
Dessa vez deixaremos também um link que achamos super interessante. Para acessá-lo, clique aqui;)









0 comentários:
Postar um comentário