Um projeto que está sendo desenvolvido por alunos do 2º ano do curso de Informática do IFBA - Campus Santo Amaro, e tem como objetivo discutir o Romantismo no Brasil.

domingo, 15 de novembro de 2015

O Romantismo no Brasil: Segunda Geração (o ultrarromantismo)

Hey, jovens românticos de todo o Brasil!


Voltamos com mais conteúdo. Dessa vez abordaremos a segunda geração do Romantismo no Brasil, também denominada de ultrarromantismo. E então, vamos lá?! ;)

Essa segunda geração romântica brasileira fora fortemente influenciada pelo modelo byroniano. Percebemos nesse ponto, portanto, que apesar de haver uma intenção de criar uma idade artística para o Brasil, há ainda uma inspiração europeia. Para entender melhor o que estamos querendo dizer... vamos em frente:

A vida do poeta inglês Lord Byron (1788-1824) era repleta de aventuras, viagens a lugares exóticos, amantes e, segundo afirmam, sua morte heroica na Grécia ao lugar contra a dominação turca na região, são alguns pontos que alimentam a importante influência dessa figura na geração ultrarromântica brasileira; além de suas poesias voltadas à dores do ser.

Mesmo após a morte de Byron, os poetas brasileiros ainda aspiravam com uma vida cheia de aventuras, como a do poeta inglês.
Mas, ao contrário da vida do poeta inglês, o cotidiano dos jovens brasileiros era meramente monótona, principalmente para aqueles que cursavam Direito, em São Paulo. Essa monotonia cotidiana fez então surgir os sentimentos que acabaram por marcar a geração ultrarromântica no Brasil: o chamado spleen e o tédio.

O spleen, também chamada de o mal do século "pode ser definido como um sentimento intenso de melancolia, de desagrado com a vida, de crença na morte como a solução definitiva para os problemas", ou seja, o único jeito de se livrar do tédio e da monotonia da vida - que era comum entre os jovens - era através da morte. Por isso, geralmente os versos criados quase sempre eram pessimistas, ou escritos de forma sentimentalmente exagerada.
Assim, os temas centrais dos poetas estavam voltados para estado de espírito, pretendo transmitir ao leitor quais os sentimentos o levou a compor seus versos.

Basicamente são esses os aspectos que acabam por caracterizar a geração ultrarromântica brasileira. Mas, quais foram os principais poetas ultrarromânticos brasileiros?

Bem, talvez possamos citar três deles como mais influentes durante esse período: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela. Entretanto, assim como na primeira geração houve destaque para Gonçalves Dias, nesse segundo momento, no entanto, podemos destacar Álvares de Azevedo, pois ele é considerado pois muito como o criador do "mal do século".

"A poesia de Álvares de Azevedo pode ser vista como uma moeda de duas faces" e podemos perceber isso em uma de suas obras, denominada de Lira dos vinte anos (da qual falaremos em um outro post). Na primeira parte de poema há descrições de virgens pálidas, intocáveis, tendo em vista a mulher como um ser angelical e puro. Já na segunda parte, porém, percebemos a presença do profano, do vício, do amor carnal. Outra característica marcante de Álvares de Azevedo é a ironia, presente em alguns de seus poemas.

"Álvares de Azevedo parecia viver uma dualidade de sentimentos que são transpassadas para sua literatura: ora é meigo e sentimental, ora é mordaz e trágico. "

Para entender um pouco melhor como Álvares de Azevedo fora grande influente no período ultrarromântico brasileiro clique aqui.

Olha só as referências...
  • ALVES, Roberta Hernandes. MARTIN, Vima Lia. Língua Portuguesa. Curitiba: Positivo, 2013. v.2: il.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário